Reabilitação Roça Sundy
A Roça Sundy é uma antiga exploração agrícola, cuja construção data da segunda metade do século XIX, dedicada à produção de cacau na Ilha do Príncipe. Trata-se de um complexo que integra diversos edifícios de habitação, produção e apoio com uma área de implantação de cerca de 45.000m². A Roça foi concessionada para exploração turística e tem sido adaptada e reabilitada de forma faseada para esse fim.
A Gravidade foi incumbida de realizar os projectos de reabilitação e reforço estrutural dos edifícios dos antigos secadores de cacau, reconvertidos em centro de serviços de apoio aos diversos hotéis operados pelo concessionário na ilha, das antigas sanzalas, reconvertidas em “bairro” de alojamentos turísticos, restauração e comércio local, assim como a ampliação da casa principal, unidade central de alojamento do hotel.
Trata-se de construções tradicionais, com paredes em alvenaria de pedra e coberturas em madeira. As intervenções procuraram preservar ao máximo as construções existentes e utilizar os materiais e técnicas construtivas tradicionais.
Local:
Ilha do Príncipe, São Tomé e Principe
Cliente:
HBD STP - Investimentos Turísticos
Arquitectura:
Didier Lefort Architectes Associés
Âmbito:
Concepção e Projecto de Execução
Data:
2024
