Escola André de Rezende
A Escola EB 2+3 André de Rezende, em Évora, foi objecto uma intervenção de modernização que visou a sua reorganização espacial e funcional, bem como a criação de novos espaços.
Do ponto de vista estrutural este projecto consistiu na reabilitação, reforço e ampliação do edificado existente, abrangendo as componentes de demolição, contenção, estruturas e fundações.
A componente de construção nova integra dois edifícios num total de 6200m2 de área bruta de construção. O primeiro edifício, destinado aos 2º e 3º ciclos, tem uma área de implantação de 2650 m2 e conta com um piso térreo e um piso elevado. O segundo, afecto ao 1º ciclo, dispõe de um único piso e tem uma de área de implantação de 1240 m2.
A planta do Edifício 1 tem a forma de um L inscrito num rectângulo de 73.5m x 62.2m, tendo dividido em três corpos através de duas juntas de dilatação. Adoptaram-se soluções em betão armado com lajes fungiformes apoiadas directamente em pilares no interior de cada corpo e sobre uma viga periférica no contorno. A resistência às acções horizontais é assegurada principalmente pelos pórticos do contorno e por paredes ou núcleos quando estes existem.
O Edifício 2 dispõe apenas de piso térreo, com planta rectangular de 54.0m de comprimento por 20.6m de largura. As faixas laterais da laje de cobertura são constituídas por uma sucessão de planos inclinados de declives alternados. O conjunto apoia sobre uma malha de pilares de 6,85m por 6,00m.
As fundações são directas através de sapatas, sobre camada de betão ciclópico, com profundidades e dimensões adequadas às cargas a transmitir e às tensões de contacto máximas recomendadas.
Local:
Évora, Portugal
Cliente:
Câmara Municipal de Évora
Arquitectura:
Arqwork Arquitectura
Âmbito:
Concepção e Projecto de Execução
Data:
2010
Valor Obra:
3.700.000€
